Começo este post com uma pergunta:
O mecanismo tradicional de ensino (com um mestre falando em frente a turma) perpetuará na universidade?
Deixando a pergunta de lado, por ora, compartilho a experiência que tive em 2010 na unifal-mg. Ao longo do último semestre letivo, após forte influência do Prof. Rodrigo Pagliares (@pagliares), gravei o conteúdo teórico das aulas da disciplina de algoritmos em grafos: vídeo-aulas disponíveis neste site.
Apesar de não terem, até então, experimentado vídeo-aulas na graduação, houve uma boa aceitação por parte dos alunos no modelo testado. Após o término do semestre, a disciplina foi avaliada através de um questionário eletrônico. Com a participação de 21 alunos (84% da turma), sobre os resultados destaco:
- 86% acham interessante a idéia de utilizarmos as aulas gravadas em futuras edições da cadeira:
- a maioria prefere vídeo-aulas a aula presenciais teóricas:
Relacionado com o meu post anterior, isso é mais um indício da mudança no perfil dos novos alunos na universidade. Não querem ou pretendem aprender como antes. A maioria quer autonomia para gerenciar seu próprio tempo. Preferem assistir as aulas quando quiserem, quantas vezes quiserem, ao invés de terem um horário marcado sem a possibilidade de efetuarem replays.
Sobre outro questionamento, a maior parte dos alunos da disciplina se diz satisfeita, ou muito satisfeita, com o conhecimento adquirido através das vídeo-aulas.
Infelizmente, neste modelo de 2010, pude experimentar apenas a troca das aulas presenciais pelas aulas à distância. Pretendo na próxima vez que a disciplina for ofertada, testar a metodologia PBL: Problem-based learning (em bom português: aprendizado baseado em problemas).
Pretendo aplicar as vídeo-aulas com toda a carga teórica em 30 dias. Claro que não amadurecerão em 30 dias da mesma forma que outras turmas amadureceram em um semestre. Mas depois sobrarão três meses de aula. Estas serão presenciais e utilizadas exclusivamente para resolução de problemas reais que mascaram modelagens e necessitam de algoritmos em grafos. Poderemos discutir sobre adaptações dos algoritmos clássicos, complexidade de algoritmos, representações computacionais mais adequadas, etc etc etc... As possibilidades são infinitas...
Como ressaltada a wikipedia sobre as vantagens da PBL, pretendo:
- Provocar a motivação;
- Promover o conhecimento de novas áreas do saber;
- Estimular a criatividade;
- Impulsionar o pensamento crítico;
- Fomentar as capacidades de análise e decisão;
- Desenvolver as capacidades e competências de trabalhar em grupo e de gestão de stress.
Será que os alunos alcançarão um conhecimento mais adequado para ser utilizado no mercado de trabalho através da metodologia PBL, tendo como base teórica as vídeo-aulas?



Muito interessante sua colocação sobre a questão do ensino-aprendizado atualmente. É hora de repensar e deixar de lado o método tradicional, ou então aprimorá-lo com técnicas que aumentem a motivação dos alunos neste processo. O uso de jogos educativos pode ser uma abordagem interessante em muitos casos, proporcionando uma visão diferente e mais prática da teoria vista em sala de aula. Fica a dica!
ResponderExcluirHumberto
ResponderExcluirPor favor entre em contato, estou interessado em um parceria.
andrehorta1g gmail.com
Obrigado